terça-feira, 17 de junho de 2014

Modo fácil de Criar EPUBs

Paulo Werneck

Biblioteca da Universidade de Coimbra
Fonte: Wiki

Há pouco tempo adquiri um Kobo na Livraria Cultura. Minha intenção era reduzir o peso nas viagens e no dia-a-dia, pois costumo ler em ônibus. Fora isso, continuo adicto a livro em papel...

A escolha do Kobo levou em conta a presença de uma loja física no Brasil, e o formato aberto do - EPUB - pois tenho alergia grave a formatos proprietários.

Depois de começar a usar o aparelho, me veio a vontade de ler no Kobo textos disponíveis na Internet em outros formatos, como DOC, TXT e PDF.

Procurei softares 0800 para conversão, mas são complicados, e os comentários apontam para textos deixando a desejar, com lixo embutido.

Desenvolvi um método usando processador de texto para fazer a conversão, de uma maneira manual, mas simples e rápida. Ferramentas necessárias: processador de texto e editor de epub. Usei o Word e o Sigil.

No processador, edito o texto, de forma simples mas usando exclusivamente estilos do editor, poucos. Nada de formatação caso a caso. Neste exemplo, quatro estilos: Título 1, Título 2, Normal e Citação. Podem ser mais, ou menos, a gosto do freguês e conforme as necessidades do texto. Mas que sejam reduzidas ao mínimo. Seja o texto já formatado:
Título
Blá blá blá, patati patatá.
Depois é começar o troca troca. Usando o "Replace", trocar "^p" (fim de parágrafo) por "</p>^p<p>". Depois inserir "<p>" no início da primeira linha e "</p>" ao final da última. As linhas ficarão com a seguinte aparência:
<p>Título</p>
<p>Blá blá blá, patati patatá.</p>
As marcas inseridas indicam início e fim de parágrafo no formato EPUB, que utiliza a notação XHTML. Mas o leitor não precisa saber disso...

Depois deve-se inserir os estilos no texto convertido, começando pelos títulos. Trocar "p>" por "h1>", se o estilo for "Título 1". No Word, na caixa do "replace" marca-se o botão "format", depois "style" e finalmente seleciona-se o estilo "Heading 1". O texto ficará como:
<h1>Título</h1>
<p>Blá blá blá, patati patatá.</p>
Repete-se o processo para os demais títulos, com o algarismo correspondente.

Em seguida, as conversões referentes aos estilos dos textos. Trocar "<p>" por "<p class="nor"> se o estilo for Normal; por "<p class="cit">, se Citação, e assim por diante, uma vez para cada estilo utilizado no documento. O texto ficará:
<h1>Título</h1>
<p class="nor">Blá blá blá, patati patatá.</p>
As expressões "nor" e "cit", são da livre escolha do usuário, diferentemente de "p", "h1" e "h2", que são definidas pela linguagem XHTML.

Agora é necessário abrir o programa Sigil, copiar o texto do Word e colar no arquivo "Section0001.xhtml", entre <body> e </body>, substituindo o texto <p>&#160;</p> preexistente. Feito isso, salvar o arquivo com o nome desejado (Arquivo > Salvar Como).

Na postagem "Estilos Epub", uma receita de bolo e algumas dicas para formatar os estilos no Epub.