sábado, 17 de maio de 2014

Gentrificação do Futebol

Paulo Werneck

Maracanã em 1950

Gentrificação é uma palavra esquisita, que eu não conhecia, e da qual só tomei conhecimento há pouco tempo. Para quem não sabe, gentrificação significa, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,
Processo de valorização imobiliária de uma zona urbana, geralmente acompanhada da deslocação dos residentes com menor poder econômico para outro local e da entrada de residentes com maior poder econômico.
Não posso literalmente falar de gentrificação do futebol, pois futebol não é imóvel, pelo contrário... Mas está ocorrendo o deslocamento de torcedores de menor poder econômico, substituídos torcedores de maior poder econômico ou, pior, por espectadores corporativos e lugares vazios.

A substituição por torcedores de maior poder econômico deve ser consequência direta da transformação do futebol em espetáculo e da maior profissionalização. Os jogadores no início eram amadores. Depois veio a profissionalização, e finalmente os salários milionários. Daí ao aumento do preço dos ingressos, as propagandas nos uniformes, os royalties pelo uso dos símbolos dos clubes. O aumento do preço dos ingressos expulsa os torcedores de baixa renda dos estádios.

Depois temos o padrão Fifa. No Maraca, na Copa de 1950, viram a derrota do Brasil para o Uruguai nada menos que 174.000 pessoas, segundo a Fifa, ou 199.854 espectadores, segundo O Globo. Hoje a capacidade do Maraca foi reduzida para 78.838, segundo o Consórcio Adminstrador, ou 73.531, segundo a Fifa. Se a Copa de 50 fosse hoje, no mínimo 100.000 pessoas ficariam de fora...

Finalmente, hoje uma parte dos ingressos não vão para os guichês, pois são comprados com antecedência pelas empresas patrocinadoras, que vão dar esses ingressos para quem bem entenderem, sejam clientes, fornecedores, sócios, funcionários, ou mesmo sorteá-los, como uma empresa multinacional de refrigerantes vai fazer. Será que os felizes ganhadores desses ingressos são efetivamente torcedores de futebol, será que sabem quais os uniformes dos times que entrarão em campo?

Com o afastamento dos verdadeiros torcedores dos estádios, agora denominados arenas (!!!), o que será do futebol?