sábado, 25 de janeiro de 2014

Receita clássica?

Paulo Werneck

Spaghetti alla Carbonara
Fonte: Wikipedia

Estava encontrando um casal de amigos, o sr. e a sra. K, numa tarde agradável no Leblon. Havia fome, não muita.

Havia também uma questão de preferências: sou chegado a restaurantes tradicionais, com garçons servindo à mesa, eles mais afinados com lugares modernos, com alguma preferência por self service. Uma certa incompatibilidade que a amizade facilmente supera.

Como a fome não era grande, fomos seguindo nossos passos à procura de um lugar que conviesse a todos. Acabamos escolhendo o Brigitte's. Parecia tudo de bom: decoração elegante, garçons servindo às mesas, ar condicionado a deixar o calor senegalesco do lado de fora. Além disso serviam uma pasta com molho carbonara clássico, o que me decidiu imediatamente.

Isso carece de explicação.

Sílvio Lancelotti, em seu "Cozinha Clássica", explica que o Carbonara não deve ser feito com bacon defumado, como é nosso costume, mas com pancetta, ou seja, barriga de porco fresca.

Sou louco por carbonara e, faz já muito tempo, comi um feito por Piero, chef italiano, num restaurante de bairro de Milão, o Star Triste. Uma massa de comer de joelhos. Simples e saborosa.

Desde então tenho tentado repetir o prato, sem muito sucesso. Meu carbonara está cada vez melhor, os dos restaurantes que frequento no mesmo padrão, mas nenhum maravilhoso, que me deixe estupefacto, como aquele do Piero.

Ao ver que o Brigitte's servia carbonara clássico, comecei a salivar com a esperança de comer, não a pasta maravilhosa do Piero, mas uma que superasse minha experiência mais recente.

Entramos e nos sentamos no mezanino. A casa realmente impressiona. Som suave, ambiente agradável, serviço atencioso.

Na hora da comida ser servida, a coisa desandou.

A porção da minha massa era tipo amostra. Um pouco mais que a da fotografia, é verdade, servida num prato de sopa daqueles com meio metro de borda, mais bonito que o da foto, deve ser um prêmio de design, mas que não contém comida suficiente para um homem. Para piorar, bacon defumado. A palavra clássico estava no cardápio de gaiata, pois nada significava. Para um espaguete feito à moda brasileira, até estava gostoso, apesar de pouco.

A sra. K, tendo escolhido um risotto al limone, que dizia conter limão siciliano (a última moda...), não tinha gosto de nada. O sr. K, sem fome, nada pediu e portanto nada teve a reclamar.

Mas reclamei e fui ouvido. Escutado muito atenciosamente, apesar das minhas reclamações serem duras. Não fui grosseiro (ou pelo menos acho que não), mas não aliviei em nada minhas críticas. Pagamos e saímos para comer a sobremesa em outro lugar.

Todavia, querido leitor, pode parecer sui generis, mas recomendo o Brigitte's. Se o paladar da comida ou a sua quantidade não forem o ponto mais importante, é um lugar muito agradável, seja o ambiente, seja o serviço, impecável, mesmo sob reclamações duras de um cliente insatisfeito.

Local: Brigitte's, na Dias Ferreira 247.