terça-feira, 27 de julho de 2010

Beatriz e Raul

Paulo Werneck
Henry Holiday (1839 – 1927): Dante e Beatrice
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Dante_and_beatrice.jpg

Minha avó Ottília era pensionista do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC) e minha mãe lhe servia como procuradora, para resgatar a minguada pensão. Não o fazia todos os meses, pois nem valia a pena, mas de tanto em tanto tempo lá ia ela enfrentar os barnabés do Instituto, para receber uma tantas mensalidades.

Evidentemente, não indo a própria pessoalmente, era necessário fazer prova de que a pensionista estava ainda neste mundo, o que era feito por meio de um "atestado de vida". Não sei como era obtido, mas certamente era mais simples que receber os proventos.

De certa feita minha mãe demorou realmente muito tempo para se apresentar no IAPC. Foi receber mais de um ano de pagamentos e levou consigo, é claro, atestado de vida recém obtido, mas não foi suficiente, pois o funcionário, cioso de suas responsabilidades e das inúmeras armações inventadas pelos beneficiários para obter benefícios ilegais, exigiu também o atestado anterior, que deveria ter sido emitido no semestre anterior.

Não posso lhe tirar a razão, pois afinal minha avó poderia ter morrido e ressuscitado, cobrando atrasados indevidos, ou ter feito como Dante e passado um tempo no céu e no inferno, não buscando a amada Beatriz, mas meu avô Raul.

Não foi o caso, no entanto. Apenas tinha ido ao sul visitar a família e lá se demorado...