terça-feira, 10 de junho de 2008

Velha, digo, Nova Política Industrial

Paulo Werneck


Engarrafamento, autor desconhecido
Busca pelo Google Imagens - encontrada em diversos sítios

O governo brasileiro está concedendo à indústria automobilística 53% dos incentivos fiscais previstos no Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP), conforme informações divulgadas pelo O Estado de São Paulo ("Montadoras levam 53% dos incentivos", 29/mai/08, B1).

Entretanto não existe espaço para tantos automóveis. Em mais uma matéria relatando o caos no qual se transformou o trânsito de São Paulo, capital, o jornal noticia o colapso do sistema de resgate do corpo de bombeiros daquela cidade, com as 55 ambulâncias do serviço presas nos 266 quilômetros de engarrafamentos, sem poderem levar os pacientes aos hospitais nem atender a novos chamados ("Trânsito paralisa serviços de resgate", 01/jun/08, C1).

Tem mais. Charles Blow, no New York Times ("Farewell, Fair Weather", 31/mai/08, www.nytimes.com), publicou matéria noticiando que o Centro de Pesquisa em Epidemiologia dos Desastres (Center for Research on the Epidemiology of Disasters) chegou à conclusão de que nos últimos trinta anos a quantidade de desastres, nos Estados Unidos, relacionados a fenômenos climáticos foi quatro vezes maior que a quantidade desses desastres nos 75 anos anteriores.

Ainda segundo Blow, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (Intergovernmental Panel on Climate Change) concluiu que provavelmente a responsabilidade por isso cabe às emissões de gases que provocam o efeito estufa.

O dinheiro dos impostos, bem como a renúncia à cobrança de parte dos tributos, deveria objetivar um desenvolvimento harmonioso para o país, não aumentar ainda mais os nossos problemas, atuais e futuros.

Nenhum comentário: